-
Arquitetos: Diller Scofidio + Renfro
- Área: 7710 m²
-
Fotografias:Iwan Baan
-
Fabricantes: Meyer Sound
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi projetado por Diller Scofidio + Renfro, escritório conhecido por projetos como o parque elevado High Line em Nova York; o museu The Broad, em Los Angeles; e o Instituto de Arte Contemporânea, em Boston. Localizado no cruzamento das ruas Oxford e Center, bem em frente ao campus da UC Berkeley, o novo BAMPFA irá fornecer espaços exemplares para exposições e exibições de filmes, e acesso às coleções históricas e contemporâneas do BAMPFA de arte e cinema. O novo edifício servirá como o centro de artes visuais da Universidade e um destino para amantes da arte e de cinema - alunos, residentes locais e visitantes de todo o mundo.
O novo BAMPFA integra o estilo Art Deco da antiga fábrica de impressão da UC Berkeley, de 4460 metros quadrados com uma nova estrutura de 3252 metros quadrados. O edifício terá um total de 7710,95 metros quadrados, com 2323 metros quadrados de espaço de galeria.
Os visitantes poderão desfrutar de duas salas de cinema (com 232 e 33 lugares, respectivamente), um anfiteatro para performances, quatro centros de estudos para a arte e cinema, uma sala de leitura, um laboratório de arte, um café e uma tela de LED numa praça ao ar livre. Com a apresentação de mais de quatrocentas exibições de filmes e até vinte exposições de arte por ano, bem como uma extensa agenda de programas públicos e performances, o BAMPFA será a âncora do distrito de artes do centro de Berkeley.
As versáteis galerias de exposição irão acomodar uma gama enciclopédica de obras de arte. A sala de cinema principal está equipada com projeção do mais alto nível para todos os formatos populares - incluindo DCP, 35mm e 16mm - acústica altamente sofisticada, e um sistema de som de classe mundial da Meyer Sound.
Arquitetura
O BAMPFA selecionou o escritório de design interdisciplinar mundialmente conhecido Diller Scofidio + Renfro para o projeto devido à sua capacidade única de conectar instituições a contextos urbanos e públicos, e por seu sucesso comprovado em integrar reutilização adaptativa de estruturas históricas com um design novo e dramático nas principais iniciativas culturais urbanas. O projeto do DS + R apoia a missão do BAMPFA e aumenta a sua capacidade de fornecer à comunidade experiências de arte e cinema excepcionais. "O novo lar para o BAMPFA vai alavancar sua localização entre o centro de Berkeley e o campus UC, fornecendo acesso visual e físico sem precedentes de seus programas tanto para os visitantes quanto transeuntes casuais", afirma Charles Renfro, sócio do DS + R. "O BAMPFA vai se tornar um novo centro social e cultural para toda a região."
"O projeto mescla o antigo e o novo para criar uma interface permeável entre a instituição e o público", Renfro continua. "O corpo flexível da nova estrutura, envolto entre os edifícios ortogonais dos anos 1930 e seus cantos agudos, cria uma dramática espinha pública que começa como um café em balanço marcando a entrada do edifício, e culmina em um teatro na outra extremidade do terreno. A forma escultural do volume do teatro reinterpreta o estilo Art Deco do prédio de imprensa da década de 1930 numa linguagem contemporânea de superfícies paralelas e aço inoxidável formado com precisão. "Enquanto isso, o telhado original do edifício, em dente de serra e virado para norte, é mantido, fornecendo luz indireta natural para as galerias de arte. No final da Rua Addison, a nova estrutura é integrada com uma grande tela de LED numa praça ao ar livre para projeções públicas.
Atributos Especiais
O mestre marceneiro Paul Discoe fabricou elementos de marcenaria que adicionam um calor natural para o edifício.
O artesão construiu os acentos em patamares do espaço de performance, o balcão de admissões, e o balcão e as prateleiras da loja do BAMPFA usando madeira recuperada dos pinheiros das Ilhas Canárias que foram removidas do terreno antes da construção.
Janelas ao longo da fachada da Rua Center do antigo edifício da imprensa foram ampliadas, permitindo que os transeuntes olhem para dentro do prédio e vejam a Parede de Arte, uma superfície interior de 18,28m x 7,62m com vista para o espaço de atuação em vários níveis. O BAMPFA encomendará criações de artistas de todo o mundo para murais temporários nesta parede monumental duas vezes por ano. Para a abertura, o artista chinês Qiu Zhijie produzirá uma obra inspirada no jardim literati chinês.
Babette, o popular café do BAMPFA, se projeta sobre a Rua Center, oferecendo vistas deslumbrantes em direção à Golden Gate e às colinas de Berkeley; ele também oferece vislumbres das galerias e do espaço de atuação. Um novo atributo do café será um lounge noturno, Swig's, que complementará o que Babette oferece, com um menu especial de comida e bebida. O café pode ser acessado sem pagar ingresso.